Naviraí/MS, terça-feira 30 de abril de 2024

Carros voadores devem entrar em operação em 2026 no Brasil

eVTOLs terão autonomia de até 100km e capacidade para quatro passageiros

Portal Naviraí

Carros voadores devem entrar em operação em 2026 no Brasil. - Imagem: Reprodução/Embraer

No cenário da mobilidade urbana brasileira, uma visão que antes parecia pertencer apenas ao mundo da ficção científica está prestes a se tornar uma realidade palpável. O Brasil se prepara para receber os primeiros carros voadores em 2026, marcando uma revolução sem precedentes nos meios de transporte do país.

Com quase 3 mil unidades já solicitadas por empresas brasileiras, a expectativa é que esses veículos comecem a circular já no inicio de 2026. No entanto, antes de se tornarem uma presença comum nos céus do Brasil, os modelos precisam passar pela regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável por supervisionar as atividades de aviação civil no país.

De acordo com a Embraer, empresa brasileira de renome internacional no setor aeroespacial, os modelos de carros voadores terão capacidade para acomodar até quatro passageiros. Com uma fábrica em pleno funcionamento em Taubaté (SP), a empresa está na vanguarda do desenvolvimento dessa tecnologia inovadora.

Publicidade

Os eVTOLs (Veículos Elétricos de Decolagem e Pouso Vertical) possuem uma estrutura semelhante à dos helicópteros, mas foram projetados para viagens curtas, dentro da mesma cidade ou para cidades vizinhas. Equipados com motores elétricos, esses veículos prometem uma alternativa sustentável aos meios de transporte tradicionais.

Segundo o especialista em aviação Fernando Capuano, a certificação dessas aeronaves representa um desafio inovador, uma vez que cada modelo precisa atender a critérios internacionais e específicos do país onde são fabricados.

A Eve subsidiária da Embraer anunciou que os eVTOLs terão um alcance máximo de 100 km, reduzindo drasticamente o tempo de viagem dentro das cidades de uma hora para apenas 15 minutos, cobrindo 99% das rotas urbanas. Além disso, em comparação com os helicópteros, os carros voadores terão custos operacionais e de manutenção mais baixos, além de emitirem menos ruído e não produzirem emissões de CO2, graças à sua propulsão elétrica.
Especulações estimam valores entre R$ 300,00 e R$ 1.000,00 por trecho.

Com a chegada iminente dos carros voadores, o Brasil está prestes a embarcar em uma nova era de mobilidade urbana, onde os deslocamentos rápidos e sustentáveis se tornarão a norma, transformando para sempre a maneira como nos movemos pelos ares.

Compartilhe
Compartilhe

Siga nosso perfil

Siga o Portal Naviraí no instagram

Curta nossa página

Curta o Portal Naviraí no Facebook

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

#Veja também

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies essenciais para personalizar sua experiência no nosso portal, ao continuar navegando você concorda nossas políticas de privacidade!

Continuar e fechar